Appaloosa

Appaloosa

História

A raça Appaloosa é bastante conhecida por ser uma das raças mais antigas do continente norte-americano. De tal forma, que inclusive existem pinturas rupestres em que este cavalo este caracterizado, pelo que nos dá uma ideia da antiguidade deste cavalo.

Foram os conquistadores que trouxeram o gene malhado dos cavalos para a América, e os índios aproveitaram um exemplar de um antepassado dos Appaloosa para criar uma raça ainda mais elegante, como a que conehcemo shoje.

Isto foi obra dos índos Nez Percé, antigos habitantes do noroeste da América do Norte, perto do rio Palouse. Foi devido ao nome desse mesmo rio que os cavalos ficaram conhecidos como Appaloosa.

Mas devido às guerras que haviam entre tribos e colonizadores, os Appaloosa começaram a ser criados sem quaisquer exigências em termos de padrões.

Quando chegou à Europa ele deu origem a uma outra variedade maior e mais corpulenta do que a versão Norte-americana. Nos anos 30 criou-se o primeiro clube desta raça nos EUA e devido a este grande passo o Appaloosa tornou-se uma das raças mais populares do mundo.

Características físicas

Algumas das características que definem a raça Appaloosa são as suas pequenas orelhas, olhos grandes, pescoço de tamanho médio e de corpo relativamente curto. Uma das características de maior destaque é o seu pêlo cheio de manchas.

Pegando um pouco no seu pêlo, podemos cinco padrões distintos (que são aceites oficialmente). Entre elas podemos destacar as cores blanket, leopardo, snowflake, frost e mármore. O que todos estes padrões têm em comum é a presença de manchas.

Características psicológicas

Esta raça de cavalos é por norma muito ágil e veloz, sem perdendo qualquer tipo de capacidade física. Bastante resistente e vigoroso, esta é uma raça conhecida por estas características a nível mundial.

De bom carácter, a personalidade do Appaloosa é muito viva, sendo um cavalo bastante energético, sempre cheio de vontade de galopar.

Curiosidades

Hoje em dia os Appaloosa são maioritariamente utilidades não só para competições em que a sua agilidade é posta à prova como também para a lida de gado, sendo uma raça bastante presente em quintas com bastante gado para gerir (as famosas quintas americanas).

Devido às manchas que ele possui no corpo, ele também é conhecido por Cavalo Pintado, ainda que não seja uma denominação oficial, é um termo comumente utilizado por donos de cavalos.

Apesar do estilo manchado do seu pêlo pode ser encontrado em outras raças de cavalos, o Appaloosa é sem dúvida o cavalo mais conhecido por este tipo de características.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Cavalos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook