Doenças comuns nos cavalos

Doenças comuns nos cavalos

Como acontece com qualquer ser vivo, com os cavalos não é excepção. Infelizmente todos nós adoecemos, desde pequenas constipações inofensivas a problemas mais graves. Com os cavalos infelizmente não é diferente, e por isso é importante conhecermos algumas das doenças que podem afectar os cavalos.

Para possas conhecer melhor alguma doença que ouviste falar ou simplesmente ficar a conhecer algumas das doenças mais comuns em cavalos, na continuação vamos falar de alguma delas.

Epistaxe

Esta doença é facilmente detectável devido a corrimentos de sangue pelo nariz e a falta de tratamento trará problemas ainda mais graves. Caso por pelo menos 2 vezes seguidas se detecte a hemorragia, então o ideal é chamar um veterinário.

De qualquer das formas tem em atenção que o problema pode existir e ainda assim não se detectar pois o cavalo poderá engolir o sangue.

Diarreia

Algo que para nós também é algo comum, e pode ser derivado de várias causas, desde de alteração da dieta, questões de ansiedade, infecção ou parasitas, etc. Esta é também contagiosa, inclusive para nós, pelo que muito cuidado.

O tratamento é totalmente administrado pelo veterinário, mas nós podemos fazer algo para aliviar o cavalo, como por exemplo colocando vaselina nas nádegas para que a pele não fique inflamada.

Resfriados nasais

Um pouco como acontece connosco também. Nem sempre surge febre, mas a falta de apetite é um sintoma comum. Caso se detecte, deve-se manter o cavalo num sítio quente e não usá-lo para trabalhos.

Como este tipo de doença é bastante contagiosa, é importante verificar outros animais à sua volta pois podem também ter sido infectados.

Pulmoeira

Esta é uma doença bastante comum devido a alguma alergia ao pó que o cavalo possa ter. Como sintomas, podemos verificar corrimento nasal, tosse e um aumento do ritmo respiratório.

Não é uma doença com cura infelizmente, mas é uma doença controlável. Existem métodos bastante simples como molhar o feno ou mesmo dar erva não completamente seca. Manter o cavalo ao ar livre tanto quanto possas é uma ajuda preciosa também.

Dictiocaulose

Esta doença é comum em cavalos que estão em contacto constante com burros. É uma doença que afecta os burros, mas que contagia os cavalos. O contrário não acontece, nem cavalos com esta doença podem contagiar outros cavalos.

Por este motivo, qualquer cavalo que esteja frequentemente com burros deve igualmente ser desparasitado com frequência.

Gurma

Bastante contagiosa, os seus sintomas são por exemplo a presença de pus nas suas narinas e também ter uma temperatura corporal demasiado elevada. Podemos também detectar uma perda súbita de cor e falta de apetite.

É comum em cavalos com esta doença adquirir abcessos no pescoço. Por ser tão contagiosa, deve-se de imediato isolar o cavalo para não pegar aos outros.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Cavalos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook