Holsteiner

Holsteiner

História

A criação do Holsteiner começou no séculos XIV no mosteiro de Ütersen, em Holstein no norte da Alemanha para utilizado pela sua robustez e força, como montaria de guerra pelos cavaleiros. No século XVII foi introduzido sangue Andaluz e finalmente no século XIX obteve sangue procedente dos cavalos do Puro-Sangue Yorshire, pelo que o seu aspecto geral foi aprimorado em grande medida.

Esta raça gozou de uma demanda intensa por parte de vários países europeus que o apreciam como cavalo de tiro, sobretudo para as carruagens. É uma raça poderosa e forte, também resistente devido À mistura de sangue italiano, espanhol e oriental.

A partir da Segunda Guerra Mundial veio-se a usar Sangue-Puro ingleses para assim conseguir um cavalo de competição mais leve, com uma maior velocidade e envergadura. Ainda que a maior influência e a mais importante desta raça foi sem dúvida o Sangue-Puro inglês e o Yorkshire Coach, já que faz tempo que era considerado um cavalo de seka que foi desenvolvendo-se como montaria militar

Também o Holsteiner actual relembra os cavalos de caça e consegue notáveis triunfos no salto, onde se considera único devido ao seu carácter dócil e à regularidade do seu trote.

Características físicas

Segundos os padrões da raça, o Holsteiner tem de ser atlético e muito expressivo, dotes ideais para o desporto de salto de obstáculos, mas também para a doma clássica e o concurso completo.

São cavalos de tamanho médio, com uma altura até aos 173 cm, sendo que os sementais idealmente devem ter os 173 cm no mínimo. O pescoço é arqueado. Hoje em dia a sua cabeça é pequena (graças às cruzamentos como cavalos ingleses), com olhos grandes e muito expressivos.

Todo o seu físico deve mostrar a sua potência, pois este é um cavalo muito forte. Em relação ao seu pêlo este pode assumir todo o tipo de padrões e cores sem qualquer tipo de restrições.

Características psicológicas

Calmos, fiáveis e corajosos. Por norma estes cavalos dispõem destas características. Não costumam reagir de cabeça quente e são de extrema confiança. Para além disso não costumam ter medo de muitas coisas que normalmente assustam um cavalo.

Estas excelentes qualidades permitem com que seja mais fácil lidar com cavalos Holsteiners, já que facilita bastante a interacção humana sem quaisquer atitudes mais nervosas.

Curiosidades

Ainda que os Holsteiners representam apenas 6% da população europeia de cavalos no total, estão presentes numa grande proporção entre os campeões de desporto, em particular nas competições de salto. Também há muitos Holsteiners entre os melhores cavalos de doma e concurso completo.

Em 2010 a raça Holsteiner ocupou o segundo lugar no ranking de salto, o sexto em doma clássica e o décimo em concurso completo. Eles já obtiveram uma serie de medalhas nos Jogos Olímpicos. Entre as de ouro, desde 72 a 2008 que esta raça tem ganho.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Cavalos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook