Mustang

Mustang

História

A raça de cavalos Mustang apesar da fama de serem americanos, na verdade não são 100% americanos. Na verdade, a descendência do cavalo Mustang é espanhola, já que os conquistadores espanhóis levaram os seus cavalos.

Na altura antes da chegada dos europeus, os Índios não lidavam com estes cavalos devido ao medo, no entanto com a chegada dos europeus e no início das disputas pelos seus territórios, viram a oportunidade de utilizar este cavalo tanto para questão de guerra como até de caça, para a sobrevivência das suas tribos.

Os Mustangs tinham uma forma de vida peculiar, um pouco diferente de outras raças de cavalos selvagens: um grupo de 15 cavalos sensivelmente, constituído também por éguas e potros e cavalos jovens. Andavam todos juntos para se protegerem de quaisquer predadores, incluindo humanos.

Um desses cavalos seria o líder do grupo, que orientava a vida deste. Era este o responsável para manter o grupo sempre protegido, vigiando as proximidades. Fossem ursos, pumas, coiotes ou até mesmo pessoas, eles detectavam rapidamente a presença de um predador, avisa o grupo e punham-se em fuga.

Características físicas

Apesar do seu pequeno tamanho (medindo até 155 cm), ele é um cavalo bastante valente devido às suas origens selvagens. O seu pescoço é curto, a cabeça é pequena mas nem isso lhe tira a coragem.

Ele tem uns olhos expressivos que mostram facilmente o que o cavalo está a pensar e sentir neste momento. Com membros sólidos e um traseiro relativamente baixo, estas características fazem do Mustang um cavalo muito belo.

Características psicológicas

Como características principais, ele é um cavalo independente e anti-social. Não são exactamente características positivas, mas deve-se ao facto de ter um lado selvagem, e a sua história também não lhe trouxe muitas coisas boas com a nossa interacção.

Apesar de tudo são cavalos bastante inteligentes (como a grande maioria dos cavalos, para dizer a verdade), e que apesar da sua independência, a sua coragem dá-lhes uma característica protectora, capazes de defender o seu grupo de qualquer predador que surja ainda hoje.

Curiosidades

Algo bastante interessante que podemos dizer sobre o Mustang é que o seu nome vem de uma palavra espanhola que significa “vagabundo”, como quem diz alguém que caminha pelo mundo sem seguir um dono.

Actualmente os Mustang são uma raça de cavalos protegida pela lei norte-americana. Estima-se inclusive que exista apenas 30000 exemplares de cavalos Mustang, no entanto é possível que exista um pouco mais devido à existência de cavalos selvagens.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Cavalos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook