Puro-sangue inglês

Puro-sangue inglês

História

O Sangue-puro inglês ou simplesmente inglês é uma raça de cavalos do século XVIII em Inglaterra, quando éguas inglesas foram cruzadas com árabes sementais importados para criar corredores de distância.

Todos os ingleses modernos são descendentes de algum dos três sementais importados a Inglaterra desde do Médio Oriente a finais do século XVII e princípios do XVIII: O Darley Arabian, o Godolphin Arabian, também conhecido como o Goldophin Barb e o Byerly Turk (a primeira parte do nome destes sementais refere-se ao proprietário britânico, enquanto que a segunda parte é um indicador da origem do cavalo).

Estudando o ADN mitocondrial sabe-se que a origem das éguas é bastante cosmopolita, ainda que a contribuição britânica e irlandesa é a mais importante.

O primeiro puro-sangue nas colónias americanas foi Bulle Rock, importado por Samuel Gist DO Condado de Hanover, Virgínia, em 1730.

Apesar dos sangue-puro ingleses são primariamente criados para correr, também podem ser utilizados para equitação e outros treinos combinados devido à sua condição atlética.

Características físicas

Um cavalo puro-sangue inglês pode medir até 173 cm, sendo que a média ronda os 163 cm. Em relação ao seu peso, este pode atingir os 500 kg. A falta de tamanho e peso faz com que seja um cavalo mais rápido.

O seu pode adoptar várias cores, desde castanho, alazã, etc. Tanto na cara como na parte inferior das patas podemos encontrar pêlo branco, que por norma não está presente e mais zona nenhuma do animail.

Características psicológicas

Algumas das características de maior destaque dos puro-sangue inglês são a sua valentia e inteligência. Isto permite-lhes não só conseguir aprender facilmente aquilo que lhes ensinamos, como ainda não têm medo de um bom desafio.

Tanto as suas características psicológicas como as físicas são tão apreciadas que os criadores de cavalos tentam muitas vezes passar um pouco dos genes para outras raças já existentes ou criarem mesmo raças novas com todas as qualidades de um puro-sangue inglês.

Mas a verdade é que um criador novato terá dificuldades em domar um puro-sangue inglês. Pelo seu carácter forte e também por ser um pouco teimoso, muitas vezes torna-se difícil fazer ele obedecer. Criadores mais experientes saberão exactamente o que fazer para conseguir mandar num inglês.

Curiosidades

Esta raça é maioritariamente utilizada para todo o tipo de competições devido às suas aptidões físicas e psicológicas. É comum vermos a raça puro-sangue inglês em todo o tipo de competições que exijam uma mente inteligente e obediente, e um corpo devidamente esculpido para corrida e salto.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Cavalos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook