Os cavalos são animais que se alimentam fundamentalmente mediante a pastagem e têm um sistema digestivo delicados, o estômago apenas é capaz de processar pequenas quantidades de comida devido ao tamanho tão pequeno que têm.
Quando alimentamos os cavalos com quantidades de comida relativamente grandes devemos ter muito cuidado com o que damos e como o fazemos.
Quantidade de comida necessária
A quantidade de alimentos que um cavalo necessita varia de acordo com a actividade, idade, raça, clima, qualidade dos alimentos, qualidade de vida e ainda a condição dos dentes.
Como regra geral, um cavalo necessita de 2 a 4 kg de alimento por cada 100 kg de peso corporal, por exemplo, uma média de 500 kg o cavalo necessitará entre 10 a 13 kg de alimento por dia. A maior parte da alimentação deve ser à base de feno, uma dieta típica de um cavalo que é montado por uma hora, 5 dias por semana, seria de 1 a 3 kg de cereais e de 7,5 a 10 kg de feno diariamente, divididas em pelo menos 2 refeições.
Frequência da alimentação
A regra é alimentar aos poucos e com frequência, pelo que quanto mais dividida forem as refeições, melhor para o teu cavalo. Por razões práticas, a maioria das pessoas o fazem 2 a 3 vezes por dia, pelo que o recomendado é manter um horário regular e permitir que o cavalo tenha uma hora entre o trabalho e a alimentação.
Excesso de alimentação
O excesso pode ser um problema, enquanto que alguns cavalos comem apenas o que necessitam, se deres a oportunidade são capazes de comer com impaciência e em excesso, pelo que pode provocar-lhes a doença conhecida como laminite. Mantem-te sempre atento ao peso do seu cavalo e ajusta a quantidade de comida segundo for necessário.
Não o alimentes com concentrados a não ser que o cavalo o necessite e se está a pastar, deves fechá-lo num curral de terra nalgum período do dia.
Como descobrir se está com o peso adequado
Para descobrir, é necessário analisar certas zonas do corpo do cavalo. Basicamente procuramos verificar se ele dispõe da quantidade regular de gordura no corpo. Analisamos as costelas, a base da cauda e mesmo à volta das ancas. Todos estes ossos normalmente sobressaem, pelo que os devemos sentir.
Detectar problemas na alimentação
Deve-se sempre procurar uma dieta que se adapte ao cavalo e mantê-la. Em caso de for necessário fazer mudanças, não devem ser feitas repentinamente. Se apesar da dieta ser a adequada e mesmo assim ele não se alimenta bem, poderá ser um problema de dentes ou este pode estar doente. Em qualquer dos casos, consulta sempre um veterinário.