Andaluz

Andaluz

História

Esta raça de cavalos é das mais antigas, senão mesmo o mais antigo em termos de uso de sela. Algo que tanto este cavalo e o Lusitano partilham é o facto de terem como um dos antepassados o antigo cavalo Sorraia, daí a relação tão forte.

Esta raça de cavalos apesar de ser considerada espanhola, foi desenvolvida em duas zonas distintas: Andaluzia, Espanha e Alentejo, Portugal. E durante vários séculos o Andaluz era o cavalo preferido pelo mundo inteiro.

Mas no século XVIII o Andaluz começou a perder alguma popularidade. Devido ao surgimento das corridas de cavalos e da caçada desportiva, eram necessários cavalos mais leves e mais rápidos, e nisso o Andaluz não cumpria, pelo que começou-se a optar pelo Puro Sangue inglês.

Apesar destas dificuldades, a sua reprodução continuou a ocorrer em certas zonas de Espanha, e graças a esse facto eles conseguiram resistir a essa época mais triste da sua história.

Ainda que normalmente todos nós conhecemos este cavalo como “Andaluz”, o que é certo é que o seu nome oficial é “Pura Raça espanhola”

Características físicas

Este é um daqueles cavalos que sentimos a sua presença. Bastante elegante, na sua cabeça podemos observar umas orelhas médias. Dorso curto e musculado, a sua cauda é baixa, mas larga e longa tal como podemos observar a sua crina também.

Oficialmente são aceites 3 cores específicas para o Andaluz: preto, ruço e baia. É possível encontrar outras cores, mas esses exemplares já não são considerados oficialmente de Andaluz.

Características psicológicas

A obediência e a coragem são as duas qualidades que caracterizam o cavalo Andaluz. É um animal em que qualquer pessoa pode confiar desde que o saiba montar. Como indicámos no início do artigo, não é dos cavalos mais rápidos, mas a sua beleza é inconfundível.

Apesar de algumas reacções que poderão ter quando se assustam, por norma é uma raça de cavalos muito dócil.

Curiosidades

Existem três raças de cavalos que influenciaram as características dos Andaluz como os conhecemos hoje, entre eles o Árabe, o Berbere e o Sorraia. A verdade é que hoje em dia o próprio Andaluz é um dos cavalos responsáveis pela existência de muitos outros cavalos, entre eles o Cleveland Bay e até o americano Quarter Horse.

Ele participou em muitas batalhas e era uma verdadeira máquina de guerra, devido ao seu carácter corajoso. Hoje em dia também é um cavalo bastante utilizado em touradas. Mas aonde se destaca mesmo é em provas de competição, como saltos de obstáculos e inclusive provas de equitação.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Cavalos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook