Crioulo

Crioulo

História

O cavalo crioulo é um dos mais conhecidos na América do Sul. Ele é descendente do cavalo ibérico que foi trazido por conquistadores espanhóis. Na verdade os exemplares que chegaram às Américas nem sequer eram cavalos próprios para reprodução, era apenas cavalos com a utilidade de trabalho.

Mais concretamente, foram os cavalos Andaluz e os Berbere os responsáveis pela criação desta raça. À medida que os anos passavam, mais cavalos deste género eram trazidos para o continente sul-americano, à medida que estes chegavam eram cruzados com os exemplares resultantes destas raças.

Vários dos exemplares perdidos foram vivendo no seu estado selvagem durante cerca de 4 séculos. Precisamente 4 séculos depois começaram a ser caçados e denotou-se várias diferenças na antiga espécie criadas pelos exploradores. A raça era mais resistente, seja perante o ambiente em que vive, seja a fome e sede… um cavalo capaz de sobreviver a situações deficientes.

Foi bastante importante esta procura pelos cavalos selvagens crioulos, pois de outra forma a esta altura poderiam ter sido extintos. Iniciou uma luta para a multiplicação da raça, e o resultado é o que temos à vista: um dos cavalos mais populares em países como Brasil, Argentina, entre outros.

Características físicas

Dentro das características físicas do cavalo crioulo encontramos um cavalo de tamanho médio, cujo tamanho pode chegar aos 150 cm e o peso aos 450 kg. A sua característica mais forte é a sua enorme resistência, pelo que está entre os cavalos mais resistentes do mundo.

Podemos também apreciar uma cabeça pequena e relativamente recta. Nela podemos encontrar uns olhos muito expressivos e umas orelhas relativamente pequenas. O seu pescoço não é curto nem comprido, mas é bastante musculado e rijo.

A cor mais clara que podemos encontrar no pêlo de um crioulo é o baio e o cinzento. De resto, castanhos e pretos são aceites igualmente.

Características psicológicas

Já dissemos que fisicamente é um animal bastante resistente, mas psicologicamente também o é. Não é um animal demasiado sensível, no entanto pode ser bastante teimoso e resistir àquilo que queremos que ele faça.

É também uma raça corajosa, daí ter sido uma das raças mais utilizadas na guerra da independência. Dócil e amigável, não deixa de ser amigo do seu dono mesmo nas alturas mais difíceis.

Curiosidades

Como de país em país existem algumas diferenças entre os cavalos crioulos, muitos decidem completar com a nacionalidade para identificar melhor de que crioulo se trata: crioulo brasileiro, crioulo argentino (criollo), etc.

Existe também uma questão que dá muito debate no Chile. É que o cavalo chileno e o cavalo crioulo chileno são dois cavalos distintos, sendo que o último foi melhorado exactamente com cavalos chilenos, no entanto chamar um cavalo chileno de “crioulo chileno” é completamente errado.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Cavalos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook