História
Não é pelo facto de Portugal ser o país principal desta raça que a torna especial, mas sim toda a história que esta tem para nos contar, para além do seu aspecto físico fantástico, o que torna-o bastante útil e um verdadeiro orgulho de se ter.
O que é certo é que há mais de 5 milénios que o Lusitano é montado, tornando o cavalo de selo mais antigo do Mundo. Ainda hoje em dia é uma extremamente apreciada por todo o tipo de cavaleiros. O primeiro reconhecimento foi feito por gregos e romanos, que realmente o consideram o melhor cavalo de sempre.
Ao longo dos séculos o cavalo Lusitano era um cavalo não só de guerra mas também de caça. Versátil, tanto na altura como neste momento as suas qualidades enquanto cavalo são bastante úteis para qualquer pessoa que participe em competições.
Hoje em dia continua a ser uma raça bastante famosa pelo mundo fora, representada por variadíssimos profissionais que procuram manter a lenda do cavalo Lusitano viva. Não é uma raça em perigo de extinção, inclusive visto que cada vez existem mais exemplares, mas apenas existem 5000 éguas vivas de momento, sendo que metade delas estão presentes em Portugal.
Como não só a quantidade mas inclusive a qualidade da raça tem vindo a aumentar nas últimas décadas, presume-se que este cavalo continuará a fazer história. Actualmente ele é bastante procurado tanto para participar em competições como em touradas
Características físicas
Este cavalo é simplesmente lindíssimo de se observar. Com um tamanho que pode chegar aos 160 cm e um peso até aos 500 kg, podemos encontrar uma cabeça bem proporcionada, que alberga uns olhos grandes e vivos e ainda umas orelhas finas e de tamanho médio.
De forma geral, é um animal bastante compacto mas musculado ao mesmo tempo. Tem um costado bem desenvolvido, mas é no peito que podemos observar realmente a tonificação dos seus músculos.
Toda a extensão dos seus membros estão devidamente desenvolvidos. Estes inclusive apresentam uma ligeira inclinação e arqueamento que justificam a elegância no galopar, como também a sua agilidade.
Em relação ao seu pêlo, este geralmente é castanho ou ruço, mas não está limitado apenas a estas duas cores.
Características psicológicas
Para além de ser um cavalo muito dócil, é ao mesmo tempo bastante nobre. É bastante afável, não necessariamente social mas não rejeita o contacto humano nem muito menos demonstra comportamentos agressivos.
A sua extrema inteligência e capacidade de concentração fora de comum para a grande maioria dos animais em geral faz com que o cavalo Lusitano tenha uma capacidade de aprendizagem fora-de-série.
Curiosidades
Já sabemos que o cavalo Lusitano é tão apreciado por cavaleiros que é comum ver-se esta raça envolvida em vários tipos de espectáculos, nomeadamente touradas e provas de habilidade.
Algo bastante interessante que a maioria das pessoas poderá não saber é que o cavalo Lusitano foi o cavalo de eleição para participar o famosíssimo filme “O Senhor dos Anéis”.