História
A história do cavalo Morgan remonta-se a um só semental castanho de nome Figure que nasceu em Springfield em 1789. Alguns especialistas indicam que ele é originário de um sangue-puro inglês, enquanto outros indicam que na realidade trata-se de uma mistura de várias raças, desde do canadiano ao Cob Galês, etc.
Este primeiro cavalo da raça foi oferecido a Justin Morgan (a pessoa que baptizou a raça) como forma de pagamento de uma divida. Desde então o cavalo Figura trabalhou como cavalo de quinta, lavrando os campos, movendo cargas, etc. Mas à medida que ia amadurecendo reparou-se nas qualidades deste cavalo.
Com uma capacidade de ganhar inclusive em corridas contra as raças mais rápidas e inclusive a puxar as cargas mais pesadas, o dono decidiu cruzar este cavalo com várias éguas de forma a criar-se mais exemplares desde cavalo que ganhou uma raça para si próprio, a raça Morgan.
Durante a década de 1840 a sua famosa capacidade de trote transformou esta raça na favorita para corridas em trote. Inclusive durante a guerra civil americana encontrava-se cavalos Morgan em ambos os lados.
No final do século XIX, os Morgan também serviam para transportar o correio (Pony Express), e foi nessa altura que os exemplares da raça Morgan também começaram a ser finalmente registados.
O Morgan ajudou igualmente outras raças a desenvolverem-se e a ganhar boas qualidades, sendo uma das raças mais conhecidas com a sua influência o Quarto de Milha. Pode-se garantir que 90% dos cavalos de sela têm sangue do Morgan, o que torna esta raça bastante importante, principalmente para o continente norte-americano.
Características físicas
A raça Morgan alberga cavalos compactos, com uma cara bastante expressiva munida de olhos grandes. O seu perfil recto com um pescoço ligeiramente arqueado são alguns dos detalhes mais diferenciais.
Dentro da raça Morgan podemos inclusive encontrar dois tipos de Morgan no que toca a características físicas: um tipo mais fiel às origens, corpulento e forte, e outro menos corpulento e mais elegante, mas ambos dispõem das mesmas qualidades.
Em relação ao seu pêlo podemos encontrar entre castanhos e pretos, e todas as suas variantes possíveis. Podem ser encontrados noutras cores, no entanto estas são as mais comuns.
Características psicológicas
Há três coisas que se podem dizer sobre os cavalos Morgan em geral: primeiro, são cavalos bastante energéticos. Querem ter sempre coisas para fazer e a sua energia aparenta ser inesgotável.
Segundo, são bastante inteligentes. Facilmente ensinamos seja o que for a um cavalo Morgan. Terceiro, são muito obedientes, o que facilita também o ensino. Dificilmente deparamo-nos com um Morgan mais rebelde.
Curiosidades
Referimos à pouco que existem dois tipos de Morgan diferentes dentro da raça, mas esta questão é alvo de muita discussão entre os apreciadores da raça. É que alguns preferem considerar apenas o primeiro tipo como Morgan, outros o segundo tipo, e outros apesar de não terem uma opinião sobre o verdadeiro Morgan, preferem à mesma chamar um dos tipos de “Morgan”.
Esta raça foi a primeira raça de cavalos americanos a entrar em vários tipos de competições a nível mundial devido às excelentes qualidade que possui.