Paint Horse

Paint Horse

História

O cavalo Paint Horse é uma das raças originárias dos Estados Unidos, mais concretamente da altura dos Descobrimentos. Esta época originou várias raças de cavalos devido aos colonizadores que trouxeram várias raças com eles, e o Paint Horse foi um desses casos originários.

Falando mais concretamente de como o Paint Horse foi concebido, este foi criado através de raças ibéricas. Inicialmente eram apenas cavalos selvagens, mas rapidamente começaram a ser domesticados pois os próprios índios achavam-nos mágicos.

A característica mais destacável dos Paint Horse é o seu pêlo, que realmente parece ter manchas de tinta, normalmente branco, mas pode assumir muitas outras cores.

Características físicas

Este é um animal bastante regular fisicamente. Um porte médio, de membros longos mas um dorso curto são o padrão do Paint Horse. Também podemos observar uma cabeça delgada que alberga umas orelhas de tamanho médio e uns olhos bastante expressivos.

O pêlo, como já referimos antes, é sem dúvida a característica física de maior destaque num Paint Horse, e a razão do seu nome. O comum é ser um animal de duas cores, sendo que o branco é o que costuma estar mais presente juntamente com outras cores como o preto, castanho, ruço, etc. Mas existem quatro tipo de pêlos em específicos que vamos detalhar já de seguida.

A primeira delas, não tão comum mas ao que muitos possam não pensar, existe, é o pêlo de cor sólida. Ou seja, de uma só cor. São o menos parecidos com o clássico, e para ser considerado um verdadeiro Paint Horse ambos os pais têm de ser da mesma raça. Como era de imaginar, estes não podem ser considerados cavalos Pinto (cavalos malhados).

O segundo padrão, o tobiano é o mais comum e o que estamos mais habituados a ver. Uma cor base juntamente com pequenas manchas irregulares brancas espalhadas pelo corpo.

O terceiro padrão, o overo distingue-se do tobiano pois as manchas brancas são mais escuras, e para além disso o próprio branco existe em menor quantidade. Pode-se ver maioritariamente branco na cabeça, mas depois daí as manchas vão escurecendo.

O quarto e último padrão é o tovero, sendo este uma mistura de ambos os últimos conceitos (tal como a própria palavra é uma mistura das duas últimas palavras desses padrões). Algumas características distintas é o facto de poderem ganhar olhos azuis, e terem patas brancas, algo que em conjunto não acontece em qualquer outro padrão.

Características psicológicas

O Paint Horse é conhecido principalmente (não falando do seu pêlo agora) por ser uma raça bastante trabalhadora. Ele está sempre pronto para actividades, seja para trabalhos pesados, para uma pequena corrida, para um simples passeios. É uma raça bastante energética e resistente, o que lhe permite realizar tarefas longas.

A sua inteligência é também algo que merece ser mencionado, o que faz com que seja fácil não só ensinar como ainda controlar as suas acções, pois ele facilmente entende o que queremos fazer dele.

Curiosidades

Quem cuida de perto de um Paint Horse consegue perceber mais ou menos as raças que influenciaram o Paint Horse. Em termos de cor, estrutura física, facilmente se detecta a presença dos genes espanhóis. Mas no que toca à sua resistência e velocidade, foi o Puro-Sangue Inglês o responsável.

Muitos chamam ao Paint Horse como Cavalo Pinto, mas essa denominação não é completamente certa. Qualquer cavalo pode ser chamado de Pinto caso disponha de um pêlo de estilo pintado, semelhante à maioria dos Paint Horse.

No entanto como já vimos, um dos padrões nem apresenta pêlo pintado, e esses não são considerados cavalos Pinto exactamente por esse motivo. E como acabámos de referir, cavalos de outras raças podem ser considerados Pinto.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Cavalos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook