História
Durante o Pleistocena esta raça estava espalhada por grande parte da Ásia (um pouco como o já extinto Tarpan, mas na Europa). Podemos encontrar várias referências a esta raça em, por exemplo, pinturas rupestres em países como Espanha, França e Portugal.
Acredita-se que a primeira vez que o cavalo foi domesticado foi perto do ano 3000 a.C., o que fez com que na altura houvesse um boom no surgimento de novas raças de cavalos asiáticos. O cavalo mongol é a espécie mais próxima do Przewalski, que até há bem pouco tempo era utilizado para ajudar a manter a raça existente com um número de exemplares considerável.
À medida que os séculos passaram a quantidade de cavalos Przewalski tem vindo a diminuir drasticamente principalmente devido à caça e à eficiência destes cavalos como animais domésticos.
Esta raça foi descoberta em 1879 por Nikolái Przewalski, um general russo que tinha como paixão a exploração e a própria natureza. Foi no arranque do século XX que se iniciou uma captura em massa dos exemplares existentes desta raça. Grande parte deles foram encontrados em zonas como Cazaquistão, Mongólia e noroeste da China.
Mas devido à diminuição acentuada de cavalos Przewalski nos anos 70 iniciou-se um programa de conservação. Nos anos 90 já foi possível inserir alguns exemplares da raça em certos pontos estratégicos naturais com excelentes resultados.
Enquanto que nos anos 90 podíamos encontrar pouco menos de 100 exemplares, em 2011 já podíamos contar com mais de 300 exemplares. Um grande passo para a preservação da raça.
Características físicas
Uma das características mais distintas dos cavalos Przewalski é a forma da sua cabeça, que varia das outras espécies de cavalos domésticos. O cavalo em si é pequeno, com membros curtos mas estrutura bastante compacta e firme.
Podemos encontrar uma cauda comprida se formos a medir o resto do corpo. Dispõe de um pêlo curto mas resistente que pode assumir cores desde do amarelo ao castanho escuro inclusive. Focinho branco, crina e cauda escura.
Em termos de valores específicos, podemos encontrar exemplares com 210 cm de comprimentos e inclusive até 350 kg de peso. Apesar de pequeno, é pesado e comprido.
Características psicológicas
Estando habituados a viver em grupos, aprenderam a tornar-se animais muito sociáveis. No entanto como acontece com muitos cavalos habituados a viver em manadas, torna-se um bocado independente e menos social à medida que o tempo passa, pois o seu instinto selvagem dizem-lhe para abandonar o seu “grupo” para formar o seu próprio.
É um cavalo bastante atento, já que tem de o ser para se proteger de predadores. Por esse motivo muito dificilmente o apanharemos desprevenido, pois está sempre atento ao que se passa à sua volta.
Curiosidades
Apesar de referirmos sempre ao Przewalski com uma raça de cavalos, na verdade é considerado por muitos como uma subespécie dos cavalos domésticos.
Em Portugal é praticamente impossível encontrar cavalos Przewalski puros, pois todos eles contêm uma mistura de genes de outras raças mais recentes.