História
O Puro-Sangue Árabe é das raças mais famosas do mundo. De porte elegante, grande poder físico e rapidez fora de série, o Puro-Sangue Árabe é sem dúvida um cavalo quase perfeito, certamente perfeito para quem o possui.
Actualmente quase todas as raças têm um pouco dos genes do Puro-Sangue Árabe, já que pretende-se que todas as raças consigam ter um pouco das perfeiçoes da raça Puro-Sangue Árabe.
Acredita-se que a sua origem é da Península Arábica, mas rapidamente foi dar ao norte de África. Mas esta não é a única teoria, já que outras indicam que este cavalo surgiu no Crescente Fértil, e que foram os Beduínos os responsais pela criação de tal raça.
Este cavalo foi concebido inicialmente para aguentar as temperaturas do deserto, e devido a essa exposição ele tornou-se uma raça bastante veloz e resistente. Foi através das guerras em que estes cavalos eram capturados e assim foram espalhados pelo resto do mundo.
Mas nem sempre tudo correu bem para a raça Puro-Sangue Árabe. Após o termino do Império Turco. Esta raça começou a desaparecer muito rapidamente. Mas devido ao interesse de vários criadores europeus, esta raça nunca chegou a extinguir-se.
Actualmente não há apreciador de cavalos que não conheça esta raça.
Características físicas
O físico do cavalo também é fácil de reconhecer para quem olha para um, e nem se precisa de ser entendedor de cavalos para se entender que se está na presenta de um cavalo mágico.
Cabeça fina, pescoço delgado e comprido e uma garupa horizontal, até dar a uma cauda colocada em posição alta. Ainda falando um pouco da sua cabeça, ele dispõe de grandes olhos e orelhas pequenas.
Em relação ao seu pêlo, o castanho e o alazã são as cores mais comuns, mas o tordilho e o preto também são perfeitamente aceites. O preto inclusive, é das cores preferidas de quem cria cavalos de Puro-Sangue Árabe.
Características psicológicas
Esta raça de cavalos é bastante inteligente e paciente com os seus donos. Bastante resistente também como já tínhamos referido antes e muito corajoso, já que participou em inúmeras batalhas. No entanto requer um dono experiente.
É necessário que se tenha mão firme nele, no entanto ele não tolera quaisquer tipos de maus tratos. Por esta razão é que é necessário um dono experiente que saiba lidar já com cavalos.
Curiosidades
Não é a primeira vez nem a segunda que referimos que estes cavalos são bastante resistentes, mas é importante afirmá-lo já que nas provas de resistência, os primeiros lugares do pódio estão reservados a cavalos desta raça.
Actualmente continuam a ser motivo de referência de muitos donos para a concepção de novas raças. Para se criar um cavalo de montaria, é necessário que este obedeça a algumas características também existentes no cavalos de Puro-Sangue Árabe, daí eles serem usados para a concepção e melhoramento de novas raças.